quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Encontro com a Morte

Não sei se existe vida após a morte, o que amenizaria bastante a dor de partir deste mundo caso a resposta fosse afirmativa. Mas sei que meu ego não quer morrer jovem ou de morte sofrida. Sendo assim, resolvi levar um lero com essa temida figura: a Morte. Comecei dizendo a ela que queria ter uma vida longa e próspera, com saúde e morrer dormindo, ao que ela respondeu com uma gargalhada e me disse: Isso é o que todo mundo quer, minha querida! Essas cotas já estão preenchidas para os próximos mil anos. Esqueça! Um pouco chocada escolhi, então, a variação “morte imediata por acidente”, de preferência voltando da viagem dos sonhos. Então a morte me respondeu: Tem algumas vagas nesse tipo de morte, mas só nas viagens de ida! Não acreditei na minha má sorte. Disse a ela que, sendo assim, preferia morrer em batalha: como bailarina durante uma apresentação ou, ainda, jogando em uma roda de capoeira. Mas a morte me disse que eu poderia constranger muitos corações amigos ao mesmo tempo e isso seria bastante egoísta da minha parte. Está bem!, disse eu, Então me diga quais opções você me sugere! E, para minha total surpresa, a morte me disse que só tinha cotas no SUS ou nas mortes lentas oferecidas pela medicina moderna que nos salva do que nos mataria e nos mata do que lentamente nos consome. Aaaaaaaaaaaaaaahhhhhh!, disse eu, que proposta magnífica você tem para mim! E me retirei do papo indignada, na esperança de que eu encontre, enquanto existir vida neste esqueleto, uma forma melhor de encontrar a Morte!

Este blog nasce da necessidade cada vez maior que pessoas idosas têm encontrado de serem orientadas, auxiliadas, cuidadas por filhos, parentes, amigos, cuidadores, enfermeiros que, devido às solicitações modernas, não estão tão disponíveis quanto o necessário, ou não possuem o conhecimento, a atenção e a paciência requeridos, portanto a Vocação, para abraçar o idoso em seu final de vida, uma vez que a medicina tem estendido a vida humana para além da sua naturalidade, a qualquer preço, como se quisesse brincar de Deus ou o estivesse desafiando.

Peço gentilmente aos amigos que puderem contribuir conosco com artigos esclarecedores e orientadores aos idosos e seus cuidadores, que o façam, sempre tendo como objetivo o tripé idoso-família-cuidador. Qualquer pessoa pode ter uma boa experiência para encantar, esclarecer, resolver, aliviar, ajudar a compreender a dificuldade desta fase da vida. Este blog precisa de divulgação nas redes sociais, esta também pode ser uma grande ajuda.

Agradeço a atenção esclarecendo que, neste primeiro momento, artigos e comentários serão organizados antes de serem postados e isso poderá levar tempo. Espero que nossa vaidade não nos impeça de participar.

Tive a sorte de crescer na natureza. Lá, os raios me falaram da morte repentina e da evanescência da vida. As ninhadas de camundongos revelavam que a morte era amenizada pela nova vida. (...) Uma loba matou um de seus filhotes que estava mortalmente ferido. Para mim foi como uma dura lição sobre a compaixão e a necessidade de permitir que a morte venha aos que estão morrendo. Clarissa Pinkola Estés

14 comentários:

  1. A vida de um idoso pode ser mesmo muito difícil. Meu pai está rumo aos 90 anos e até um tempo atrás eu tinha muita dificuldade de entendê-lo. Noutro dia comecei a refletir sobre uma pequena frase que ele me disse." ...eu brigo com a vida, reclamo, pois vejo que ela me escapa..." e fazendo um sinal como se ela escapasse das suas mãos, ele se emocionou e me calou.
    De fato, o tempo é cada vez é menor. Todos os sonhos não realizados tem cada vez menos chances de se realizarem e ai pode vir o sofrimento, a incompreensão, que, com as próprias limitações da idade avançada, podem tornar a vida "difícil" .
    Percebi que não adianta brigar com ele, tentar convence´lo que não pode fazer isso ou aquilo, que tem que ser desta ou daquela forma; ele vai fazer o que quer e como quer e quando quer. Tentei me colocar no lugar dele e percebi que de fato pode ser bem complicado aceitar conselhos a esta altura da vida.
    Assim, estamos levando, tentando administrar as dificuldades e diminuir os prejuízos. Deus nos ajude!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Célia, parece-me que a vida nos escapa sempre, a diferença é que a agilidade física e mental nos permite correr atrás dela e por vezes alcançá-la. Ao perder boa parte da nossa destreza é como estar em um trem em movimento querendo segurar nos olhos uma paisagem deslumbrante que já passou. Como aceitar essa perda ou compensá-la?

      Excluir
  2. Marcia Cardoso da Silva Carneiro10 de março de 2014 às 04:58

    Que linda idéia! Perdi meu pai no ano passado e minha mãe tem alzheimer...mto bom compartilhar sobre...
    Abç,
    Marcia.

    ResponderExcluir
  3. Sei o que significa ter mãe com alzheimer. Não é fácil. A doença impõe uma longa e sofrida maratona ao paciente e à família. No caso específico de minha mãe que já está na fase final, ela se foi, mas ainda está viva... se existe algum lado positivo nessa história triste é a possibilidade de refletir sobre o que realmente é importante na vida e perceber como é possível superar diferenças pessoais em prol da união da família.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, Silvia. É muito difícil perder nossos entes queridos para doenças degenerativas. Acho que precisamos muito de espaços como estes. Grande abraço, Maria Helena

    ResponderExcluir
  5. Sílvia, gostei muito do blog e fiquei me perguntando o que a levou a ele, os motivos. Acho da maior importância se falar sobre velhice, morte e afins. Parabéns. Beijos e poste mais. poste sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Ana, perceber que os velhos da família não são eternos, precisar me preparar para aceitar as perdas porque elas não estavam sequer no meu cérebro, o que dizer no meu coração, ver o sofrimento causado pela prática da chamada medicina fútil são alguns dos motivos para ter vontade de gritar. Participe do blog, será um prazer receber a contribuição de pessoas tocadas por ele. Obrigada e um abraço.

      Excluir
    2. Querida Silvia, essa Ana aí de cima, sou eu, a Anaelena. Fantástica a sua iniciativa, eu passei por muitas perdas e tive que aprender na marra a enfrentá-las. Bem, claro, tive o amparo de muitos amigos, da própria família e também de muitos livros, mas nunca passou pela minha cabeça fazer um blog, discutir isso tudo mais abertamente. Concordo inteiramente com o que você chama de medicina fútil, mas conheci alguns médicos que praticam a medicina paliativa, são sensacionais e tem um trabalho que nos dá esperança. A dra; Ana Claudia de Lima Quintana Arantes é uma delas (você acha no google). A Ana acompanhou minha irmã em seus últimos dias e lhe deu e à família toda um grande conforto. Vale conferir. Por hoje é só, mas tenho muito a dizer, viu? a morte, de alguma maneira, sempre me 'perseguiu' . rs Beijos, muitos beijos.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Silvia, passar dos 40 anos tendo os pais vivos nos traz alegrias, a chance de refletirmos sobre nossa possível velhice, mas também pode trazer ônus, inquietações e sofrimentos.
    Li sobre uma peça italiana, dentro da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, que trata justamente da relação filho-cuidador e pai. Contudo, parece ir além desta e outras questões humanas profundas. É GRATUITA. Fica a dica: www.mitsp.org

    ResponderExcluir
  8. "Sobre o conceito do rosto no filho de Deus", esse é o nome da peça que a Simone citou no comentário. Obrigada pela dica, Si!

    ResponderExcluir
  9. Super benvindo seu Blog, Silvia!!! Uma questão que todos nós estamos enfrentando com muito pouco preparo. Conte comigo! Abraço,
    Iracema.

    ResponderExcluir
  10. Puxa! As coisas aparecem em momentos inesperadamente oportunos! Minha mãe enfrentou um câncer de mama e não quis fazer quimioterapia após a mastectomia. Agora, o câncer passou para o pulmão e ela mudou de ideia, receosa de morrer antes de ver certas coisas de família.... Por mais que a gente seja espiritualizado não consegue lidar com isso direito. E como estamos nos revezando (irmãos) nos cuidados com ela, estamos com nossas vidas pessoais e profissionais de cabeça pra baixo. Mas ainda achamos que é um preço pequeno pra ficar com ela o quanto for possível...
    Grande abraço,
    Adhemar

    ResponderExcluir
  11. Oi, Adhemar! Precisamos saber o que queremos da vida. Achamos que queremos isto ou aquilo, muitas vezes nos arrependemos de nossas escolhas e não podemos voltar. Precisamos saber o que queremos da vida! E arcar com as consequências. Duro, não é? Mas a vida é assim e também é milagrosa. Quem sabe o aprendizado que será para sua mãe? De qualquer modo, não descarte a possibilidade de pedir a ajuda de um terapeuta especializado em pessoas de idade, ou mesmo de um religioso que a ajude a aceitar o que for preciso aceitar.

    Sei exatamente do que está falando sobre a bagunça nas vidas pessoal e profissional, Cuidadores podem ajudar, mas é um desgaste enorme, tanto pelo lado financeiro quanto pelo emocional, e nem todos têm condições de lidar com isso.

    Vamos nos falando. Um abraço.

    ResponderExcluir