sábado, 14 de junho de 2014

Cocoon





Cocoon é um filme dos gêneros ficção científica e comédia de 1985. Trata de uma exótica combinação entre idosos e extra terrestres, a única possibilidade de encontro do elixir da longa vida ou algo parecido. Fato é que, antes dos ETs, os idosos do filme são conformados com sua decadência e se entregam a ela como se não houvesse nada a fazer. No contato com o desconhecido, redescobrem a alegria de viver e reagem como se estivessem apaixonados. E estavam. Estavam novamente apaixonados pela vida.

Pensava que quando atingíssemos uma certa idade o embrião de qualquer paixão se esvaísse e nada seria capaz de retomá-lo. No entanto, certa vez, me contaram uma história onde um senhor, de aproximadamente 90 anos, dizia estar entusiasmado com o seu novo projeto construtivo, a única coisa que ele lamentava é que levaria ainda 12 anos para ficar pronto.

Este senhor poderia ser claramente o personagem de um Cocoon real. E, como ele, alguns idosos conseguem manter-se vivos até o final da vida, não com o mesmo vigor de um jovem de 20 anos, porém com vigor suficiente para manterem-se em pé, encantados com o mundo que os rodeia.

Como mostra no filme, o desencanto nos torna amargos, duros, tristes, ranzinzas, mas as paixões verdadeiras, aquelas que recuperam a natureza selvagem de nossa alma, nos tornam amorosos, compreensivos, sorridentes, quase loucos, quase livres. Divirtam-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário