domingo, 6 de julho de 2014

Quando vier a primavera




Um dia destes fui fazer um risoto de fungos secos e ao pegar o pacote percebi que o produto, ainda dentro da validade, estava tomado por centenas de minúsculos insetos que o devoravam como que esculpindo estupendas cavernas de calcário. Frustrada pelo meu risoto, mas ao mesmo tempo encantada pelo trabalho daqueles seres anônimos, assim que pude, levei o pacote até o pequeno negócio onde o havia comprado para fazer sua troca. Ao receber a mercadoria para análise da minha reclamação, tanto a gerente da loja como seu assistente que ali estavam começaram a olhar inconformados e ao mesmo tempo maravilhados com o que estavam vendo. Então, para brincar com aquilo que tememos tanto, disse à gerente: - Quando você morrer vai ser assim também! Ela me respondeu indignada: - Ai, credo! Deus me livre! Compreendi que ela havia se incomodado com a morte em si, que poderia estar próxima segundo o que ela havia entendido da minha colocação. Então disse a ela que poderia viver até seiscentos anos, mas ainda assim, no final, seria devorada pelos insetos, quisesse ou não! E ela me respondeu: - O pior é que é verdade!

Podemos olhar quanto quisermos para o nosso umbigo, mas chegará o dia em que ele não terá mais a menor importância, porque o Universo continuará seguindo o seu caminho enquanto nosso umbigo estará sendo deliciosamente saboreado por bichinhos quase microscópicos e incrivelmente eficientes! Acho oportuno também lembrar que não vai fazer a menor diferença se esse umbigo for de rico ou de pobre, de homem ou de mulher, de negro ou de branco, de petista ou de malufista, de gente que pensa igual ou diferente de mim... "Do pó viemos e ao pó retornaremos", na igualdade que nos une muito antes e muito depois da nossa pessoa narcísica existir!

(Este vídeo foi enviado a mim por uma amiga, Anaelena Lima, para utilizá-lo no blog quando assim o quisesse. Obrigada pela contribuição, Anaelena.)

Um comentário:

  1. Acho que não é o fungo, bactéria ou vírus pós morte que assusta a maioria. Pior é essa bicharada nos comendo vivos... não é???

    ResponderExcluir